O que é Fasceíte ou Fasciite Plantar?
A confusão já começa pelo nome: a fasceíte ou fasciite plantar, inflamação de uma estrutura do nosso pé chamada de fáscia, causa dores intensas e limitantes nos pés. De recuperação lenta, costuma atrapalhar a qualidade de vida quando não tratada adequadamente.
A fáscia, antigamente chamada de aponeurose plantar, é uma membrana de tecido conjuntivo que recobre a sola do pé, desde o osso do calcanhar até os dedos dos pés. É um tecido pouco elástico e de função importantíssima, contribuindo para a absorção e amortecimento de impacto durante a pisada. A manutenção do arco longitudinal (curvinha do pé) também conta com papel chave dessa estrutura.
A faceíte é a inflamação dessa estrutura, acompanhada ou não de alterações degenerativas.
Causas da fasceíte plantar
As causas da fasceíte plantar não são totalmente conhecidas. Acredita-se que a inflamação seja consequência do uso excessivo/incorreto dessa estrutura ou pela repetição de microtraumatismos locais, causando todo o processo inflamatório e consequentemente a dor.
Existem alguns fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento da doença, entre eles:
- O sedentarismo, especialmente na presença de encurtamento muscular e diminuição da amplitude de movimento.
- Sobrepeso e obesidade
- Uso excessivo dos pés: corredores, bailarinos, carteiros,…
- Uso de calçados inadequados
- Alterações na pisada: pé cavo encurtamento muscular, diminuição da amplitude de movimento.
Sintomas
O principal sintoma é a dor aguda no calcanhar, do tipo “pontada” ou “facada”. A dor costuma ser mais intensa depois de períodos prolongados de repouso, como ao sair da cama de manhã, e tende a aliviar após dar os primeiros passos.
Por ser uma dor de caráter inflamatório, é comum haver alívio durante o andar, com agravamento após repouso prolongado e ao final do dia, especialmente para indivíduos que ficam muito tempo em pé.
Algumas pessoas podem apresentar inchaço e vermelhidão locais, além de diminuição dos movimentos dos pés.
Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações em outras estruturas como joelho, quadris e coluna.
Tratamento
O tratamento da fasceíte plantar é complexo e deve englobar uma série de ações, incluindo:
- Utilização de medicação prescrita pelo médico.
- Prática de atividade física regular, condizente com a condição física do paciente. Se muita dor iniciar com atividades sem impacto, como hidroginástica, bicicleta, natação ou pilates.
- Exercícios de alongamento e fortalecimento de pernas e pés, a serem feitos diariamente, como tratamento e prevenção.
- Manter o peso dentro dos parâmetros adequados.
- Utilização de calçado adequado, preferencialmente com bom sistema de amortecimento e adequado ao tamanho do pé, especialmente para pacientes que apresentam inchaço.
- Gelo na fase de dor intensa: colocar em um balde água o suficiente para cobrir os ossinhos do tornozelo, adicionar o gelo e deixar o pé submerso por 30 minutos. É possível congelar garrafinhas de 500 ml de água e utiliza-la para massagear a sola do pé.
- Uso de palmilhas personalizadas cara correção das alterações da pisada, quando presentes.
Sabemos que sentir dor é algo muito ruim e que muitas vezes temos vontade de desistir. Lembre-se sempre que o tratamento da fasceíte é complexo e deve contar com várias frentes. A Stay Care estará sempre disponível para oferecer os melhores cuidados e orientações.