O que é Estomia?

Dia 16 de novembro é comemorado o dia Nacional das pessoas com estomias de eliminação no Brasil, que é assegurado pela Lei nº 11.506, de 19/07/2007. No nosso país também existe a Portaria GM/SAS nº 400, de 16/11/ 2009 que é a norteadora para Serviços de Atenção da pessoa com estomia do Sistema Único de Saúde (SUS) e para as operadoras de planos de saúde,

Estomia é uma abertura, feita por procedimento cirúrgico, no sistema digestório e/ou urinário, mais comumente conhecido em uma conversa que a pessoa tem que “ usar bolsa para colher as fezes e/ou urina na barriga ”. Ter uma estomia exige estratégias individuais para a superação de conviver com a tão chamada “bolsa pra fezes e urina”. A equipe interdisciplinar faz planejamento e conduz adequadamente a continuidade do procedimento que salva a vida.

Nesta equipe há um profissional especializado, o Enfermeiro Estomaterapeuta que é habilitado e dispõe de conhecimentos específicos para a assistência às pessoas com estomias e conduz o processo de reabilitação, para a melhoria da qualidade de vida, principalmente na prescrição assertiva de equipamentos exclusivos para a pessoa com estomia.

Os equipamentos de estomias são constituídos de uma base adesiva e uma bolsa coletora.

staycare

A base adesiva é colada na pele ao redor da estomia e apresenta um período de permanência, logo havendo necessidade de trocá-la de acordo com a individualidade de cada pessoa. A bolsa coletora proporciona determinada capacidade para armazenar fezes e urina durante dia ou noite, existindo necessidade de esvaziá-la.

Portanto a pessoa com estomia é ciente e orientada sobre a troca, limpeza e esvaziamento do equipamento coletor para a manutenção da qualidade de vida nos aspectos biopsicossocial.

A Stay Care deseja que as pessoas com estomias superem as dificuldades de ter uma estomia e tenha uma vida com alegria.

Néria Invernizzi da Silveira
Mestre em Educação nas Profissões da Saúde
Enfermeira Estomaterapeuta TiSOBEST

Stay Care Centro de Aperfeiçoamento Profissional